Estudo da Unifesp: Propagandas estimulam consumo de cerveja entre adolescentes |
Portal Uniiversidade Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo, concluiu que o consumo de bebidas alcoólicas entre adolescentes de 11 a 16 anos é incentivado por anúncios publicitários. Segundo a pesquisa quem os jovens que consomem bebidas alcoólicas acreditam que as propagandas retratam apenas a verdade – jovens bonitos e saudáveis, praias, etc. Roberta Faria, psiquiatra e autora do estudo, afirma que os jovens têm até marca preferida de cerveja. O vice-presidente da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes que representa a AmBev e a Schincariol, Rafael Sampaio, contesta os resultados do estudo, mas admite que as propagandas exercem uma influência alem do público-alvo. A psicóloga e vice-presidente da Associação Brasileira dos Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), Ilana Pinsky, afirma que não se pode atribuir o consumo de cerveja apenas aos comerciais. Existe uma associação, mas outros fatores estão envolvidos, como falta de controle da parte dos pais e consumo de cigarros. Fonte: Portal Universidade |